sábado, 27 de março de 2010

Cinquenta anos de Renato Russo


Renato Manfredini Júnior, mais conhecido como Renato Russo faria hoje (27) de março 50 anos. Renato nasceu na cidade do Rio de Janeiro, onde viveu até 1967, quando se mudou com sua família para Nova Iorque. Em 1969, Renato e sua família voltam para o Brasil, indo morar no bairro da Ilha do Governador (RJ). Já em 1973 a família mudou-se para Brasília.
A carreira de Renato se iniciou na banda Aborto Elétrico, ao lado dos irmãos Felipe Lemos (Fê) (baterista) e Flávio Lemos (baixo elétrico) e do sul-africano André Pretorius (guitarrista). O grupo durou apenas quatro anos, de 1978 a 1982, terminando por brigas entre Fê e Renato. Com o fim da banda Renato passou a se apresentar sozinho, ganhando o apelido de Trovador Solitário. Poucos meses depois Renato se une aos músicos Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Guimarães, nasce então a banda Legião Urbana. Após algum tempo a banda passa por transformações sendo então representada por Renato, Bonfá e Dado Villa-Lobos onde juntos consagram definitivamente o nome da banda.
Renato Russo atingiu o auge de sua carreira no ano de 1989, no comando da banda Legião Urbana, sendo considerado um dos maiores cantores e compositores do rock brasileiro.
Renato Russo morreu em 11 de outubro de 1996 em decorrência de complicações causadas pela Aids.
Os cinquenta anos desse gênio da música serão comemorados com grandes homenagens ao cantor. Esta noite o Programa Altas Horas da Rede Globo apresentará um especial com a participação de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, interpretando canções consagradas na Legião Urbana e muitos outros artistas. As homenagens não param por aí. A MTV reapresenta hoje os especiais “Acústico MTV Legião Urbana”, às 11h, e “A entrevista”, às 22h, em que Renato fala sobre carreira, sexo e música. Outra grande homenagem é o lançamento do livro “Como se não houvesse amanhã”, da editora Record. Neste livro 20 autores recriaram em forma de conto, as canções da Legião Urbana. Também será lançado o CD “Renato Russo: duetos”. O álbum conta com 15 faixas, onde o cantor divide canções com artistas como Caetano Veloso, Marisa Monte, Zélia Duncan e muito outros.

3 comentários:

  1. O Russo faz muita falta. As músicas dele são d+.

    ResponderExcluir
  2. Grande Renato Russo, ele faz muita falta na música brasileira.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Foi muito bom cantar as músicas do Legião ontem no Altas Horas. O Renato sempre será lembrado por suas músicas. Geração Coca-Cola.

    ResponderExcluir