sexta-feira, 25 de junho de 2010

ESPECIAL - Um ano sem Michael Jackson




Esta sexta-feira (25) marca a data do primeiro ano de morte do astro pop Michael Jackson.
A morte repentina do cantor emocionou o mundo, comoveu fãs que durante mais de quatro décadas cantaram e dançaram com Michael Jackson.
A menos de uma semana da estreia do show “This is It” que marcaria a volta do cantor aos palcos, Michael sofreu uma parada cardíaca que cuminou em sua morte.
Michael iniciou sua carreira ainda criança, com apenas cinco anos de idade, cantando ao lado dos irmãos e formando um dos grupos mais famosos de todo mundo, Os Jackson 5.
Em 1970, lançou-se em carreira solo pela gravadora Motown, também responsável pela carreira dos Jackson 5. Nos anos seguintes ganhou o apelidado de King of Pop (“Rei do Pop”).
Michael conquistou o mundo, era o maior ícone negro de todos os tempos. Entre os álbuns mais vendidos em sua carreira estão “Off the Wall” (1979) , “Bad” (1987), “Dangerous” (1991) e “HIStory” (1995). Claro que não podemos deixar de mencionar “Thriller” (1982) que vendeu mais de 110 milhões de cópias em todo mundo, destacando-se como o maior sucesso.

Michael encantava por suas canções, pelo jeito inusitado de dançar, foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Michael popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o “Robot”, o “The Lean” (inclinação de 45º), o famoso “Moonwalk” entre outros.
Entre alguns prêmios que ganhou durante sua carreira destacam-se os vários recordes certificados pelo Guinness World Records, incluindo “O maior artista de todos os tempos” e um para Thriller como o álbum mundialmente mais vendido, além de quinze Grammys e o de 41 canções que chegaram ao topo das paradas como cantor solo e também a venda de discos que superam 1 bilhão de unidades mundialmente.
A última vez que Michael Jackson esteve no Brasil foi em fevereiro de 1996, quando ele gravou o clipe da canção “They Don't Care About Us”, na Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro e no Pelourinho, em Salvador.
Com estreia marcada para 13 de Julho de 2009 o espetáculo “This is It” havia vendido os mais de 750 mil ingressos disponíveis para os shows na O2 Arena, em Londres, em menos de 5 horas. A turnê era composta por 50 apresentações.
Durante os meses que antecediam o lançamento da turnê Michael cuidou de todos os preparativos do show, entre escolha de repertório, músicos, bailarinos e muito mais. Toda essa preparação foi gravada em mais de de 100 horas de vídeos que deram origem a um filme/documentário, intitulado “This is It” . O filme foi produzido pela Columbia Pictures, tendo como diretor dirigido Kenny Ortega. O filme ficou em cartaz apenas dois dias entre 28 e 30 de outubro de 2009.
Em todo mundo o álbum “This is It” lançado após a morte do cantor superou a venda de mais de 5 milhões de cópias
O adeus a Michael Jackson aconteceu no dia 7 de Julho de 2009. Primeiramente o corpo foi velado em cerimônia privada no cemitério Forest Lawn Memorial Park's Hall of Liberty, somente para familiares e amigos íntimos. Logo em seguida o corpo foi levado para o estádio Staples Center, onde o público pode dar adeus a seu ídolo. Estima-se que até 2 bilhões de pessoas tenham assistido ao funeral de Michael Jackson pela televisão, já que emissoras do mundo todo transmitiram o evento ao vivo.
Neste fim de semana as emissoras de rádio e televisão farão homenagens ao cantor. Entre elas a apresentação do documentário feito com as gravações dos ensaios de “This is It” que será apresentado pela rede Globo no domingo (27) após o Fantástico.

Veja agora algumas cenas gravadas durantes os ensaios de “This is It”:

Nenhum comentário:

Postar um comentário