sábado, 4 de julho de 2009

FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY - FLIP 2009

Começou no dia 01 de Julho a Festa Literária Internacional de Paraty 2009. A Flip acontece até o próximo dia 05 de Julho (domingo).

A Flip edição 2009 contou com a participação de diversos autores, escritores e diversos artistas como Chico Buarque, Adriana Calcanhoto.


Na mesa, Entre quatro paredes (que aconteceu neste sábado,04/07/2009), o ex-casal de namorados Sophie Calle e Grégoire Bouillier, chamou a atenção da platéia que reagiu com gargalhadas à descrição das obras conceituais da artista: coisas como convidar estranhos para dormir na sua cama, contratar um detetive para segui-la nas ruas, conseguir um emprego de arrumadeira num hotel para abrir as malas dos hóspedes e fotografar seu conteúdo. Só que são obras supostamente sérias, valorizadas no mundo da arte, exaltadas por críticos etc. Sophie Calle não pareceu se sentir ofendida pelos risos - nem, aliás, falou sobre arte contemporânea, tema sobre o qual teria coisas importantes a dizer. Preferiu fazer uma bem ensaiada discussão de relação com seu ex, que desempenhou bem o papel de coadjuvante.


Na Casa de Cultura, um debate mediado por Guilherme Fiúza reuniu dois sócios da Conspiração: Pedro Buarque de Hollanda e Claudio Torres, diretor do engraçado A mulher invisível. Ambos defenderam a necessidade de subsídio estatal ao cinema brasileiro. Segundo afirmaram, mesmo o mega-sucesso Dois filhos de Francisco não pagaria seu custo apenas com a receita das bilheterias. Tem algo errado se um filme que faz 5 milhões de espectadores não se paga sem precisar recorrer a recursos públicos. E, se é para depender mesmo do Estado, qual o sentido de se fazer um cinema que busca apenas o sucesso comercial?


O jornalista norte-americano Gay Talese falou na Flip, deste sábado (4), contando histórias sobre a sua infância, seus métodos de apuração e matérias inusitadas. Um dos ícones do new journalism, Talese publicou livros como 'Fama e anonimato' (que também foi nome da mesa, com participação de Mario Sergio Conti), 'O reino e o poder' e 'Honrados mafiosos'. O jornalista lembrou de momentos importantes da carreira, como os nove anos que passou pesquisando sobre a sexualidade nos EUA para o livro 'A mulher do próximo'.

O escritor português António Lobo Antunes participou da mesa 'Escrever é preciso' na noite deste sábado (4) na Flip. Lobo Antunes falou sobre literatura brasileira e lembrou da sua amizade com os escritores Jorge Amado e João Ubaldo Ribeiro.


Programação – 05/07 – Domingo

11h30 – O futuro da América
O historiador inglês Simon Schama, cujo livro mais recente tem mesmo título desta mesa da Flip, conversa sobre elementos importantes da trajetória dos Estados Unidos: guerra, imigrantes e religião.

14h30 – As Sem-Razões do amor
A crítica da arte francesa Catherine Millet causou escândalo no começo da década ao lançar um livro de suas memórias de suas aventuras sexuais. Ela fala de tabus e de como, contraditoriamente, foi dominada pelo ciúme que sentia pelo marido.

16h15 – Antologia Pessoal
A última mesa da edição 2009 da Flip também homenageia Manuel Bandeira. Reúne Edson Nery da Fonseca, organizador da coletânea da obra do escritor e poeta, e o jornalista Zuenir Ventura, discípulo bandeirista.

18h – Mesa de Cabeceira
Seguindo a tradição, o evento fecha com alguns convidados e a leitura de trechos de seus livros favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário